today 777 game -Nesta semana, Jair Bolsonaro (PL) voltou aos holofotes após um relatório da Polícia Federal (PF) mos

Venda das joias today 777 game -nos EUA- O que se sabe até agora

Nesta semana,today 777 game - Jair Bolsonaro (PL) voltou aos holofotes após um relatório da Polícia Federal (PF) mostrar o suposto envolvimento do ex-presidente em um esquema de venda de presentes recebidos por delegações estrangeiras, como os conjuntos de joias da Arábia Saudita.

Continua após a publicidade

As evidências levaram a PF a pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (11), a quebra de sigilo fiscal e bancário do ex-mandatário por suposto desvio de joias e outros itens de luxo para o patrimônio privado do ex-presidente. O valor obtido com a venda ilegal dos presentes oficiais pode ter ultrapassado R$ 1 milhão.

Segundo a corporação, foi montada uma ofensiva para driblar o registro dos presentes do setor do Palácio do Planalto responsável por catalogar os objetos. Fariam parte do esquema o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid; seu pai, o general da reserva Mauro César Lourena; o segundo-tenente do Exército Osmar Crivelatti, braço direito de Mauro Cid; e o ex-advogado da família Bolsonaro Frederick Wassef.

Eles foram alvo de uma operação da PF - denominada batizada de Lucas 12: 2, em referência ao versículo da Bíblia que diz "não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido" - , deflagrada também nesta sexta-feira (11), com mandados de busca autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Para o magistrado, há indícios de que o esquema foi realizado por "determinação" de Bolsonaro.

:: Michelle recebeu joias da Arábia em mãos e Bolsonaro conferiu pessoalmente, diz servidora ::

Em nota, a PF afirmou que "há fortes indícios de que os investigados usaram a estrutura do Estado brasileiro para desviar de bens de alto valor patrimonial entregues por autoridades estrangeiras ao Presidente da República (...) com o intuito de gerar o enriquecimento ilícito do ex-presidente Jair Bolsonaro".

Os valores obtidos com as vendas teriam sido "convertidos em dinheiro em espécie e ingressaram no patrimônio pessoal dos investigados, por meio de pessoas interpostas e sem utilizar o sistema bancário formal, com o objetivo de ocultar a origem, localização e propriedade dos valores".

A Polícia Federal também está compartilhando todos os detalhes da investigação com o FBI, a agência federal de polícia dos Estados Unidos. Isso pode fazer com que Jair Bolsonaro, Mauro Cid e Mauro César Lourena sejam submetidos a investigações nos Estados Unidos por possíveis infrações financeiras, como lavagem de dinheiro e utilização de contas bancárias para esconder valores ilícitos. Além disso, o FBI deverá conduzir investigações sobre as empresas, lojas e indivíduos que adquiriram as joias, a fim de determinar se tinham ciência da origem ilegal dessas peças.

Pai de Mauro Cid

Em uma das tentativas de venda dos presentes, o rosto do general do Exército Mauro César Lourena foi identificado em uma foto utilizada para solicitar uma avaliação do objeto em lojas especializadas nos Estados Unidos, segundo relatório da PF. Ao fotografar uma caixa com portas de vidro, o general fotografou o reflexo de seu rosto. De acordo com o documento da PF, foi o próprio Mauro Cid que pediu ao pai o envio dos objetos para lojas especializadas.


Mauro César Lourena / Reprodução/Polícia Federal

O general também tentou vender esculturas douradas em formato de palmeira e de barco, mas não conseguiu, porque descobriu que não eram feitas de ouro maciço, mas apenas folheadas com o metal. O assunto foi tratado entre Mauro Cid e o então assessor de Bolsonaro Marcelo Câmara.

"Aquelas duas peças que eu trouxe do Brasil: aquele navio e aquela árvore; elas não são de ouro. Elas têm partes de ouro, mas não são todas de ouro. Então eu não estou conseguindo vender. Tem um cara aqui que pediu para dar uma olhada mais detalhada para ver o quanto pode ofertar. Eu preciso deixar a peça lá (...) pra ele poder dar o orçamento. Então eu vou fazer isso, vou deixar a peça com ele hoje. "As esculturas foram presentes do governo do Bahrein, em 2019.

O general da reserva Mauro César Lourena foi diretor da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) nos Estados Unidos durante toda a gestão de Bolsonaro. No cargo, ele recebia salário de aproximadamente R$ 63 mil por mês.

Joias sauditas

Visitantes, por favor deixem um comentário::

© 2024.cc777sitemap